�Qual é o estado da IA nos dias de hoje? O que nos cabe aguardar no futuro? Os enormes esforços em tempo, recursos e capital humano que estão investindo nessa disciplina faz com que o debate sobre o presente e a respeito do futuro desse ramo da ciência está mais sentado do que nunca. As respostas a estas perguntas não são tão claro como poderá parecer, e propriamente nos colocamos em contato com abundantes acadêmicos em imensas universidades do nosso nação para tentar elucidar essa ocorrência.
Estas foram as suas conclusões. Recentemente vimos como os avanços em Inteligência Artificial fizeram com que saltem das vozes sobre as realidades e as potenciais ameaças que o futuro coloca. Começou o nosso questionário perguntando a esses especialistas se havia razões pro otimismo em ligação aos resultados a curto e médio período em IA. Senén Barro nos aponta que, apesar de em novas ocasiões, houve um otimismo excessivo em campo, nesta ocasião volta a ter razões pra este otimismo, entretanto, nesta ocasião, “há uma abordagem mais pragmática”. Para diversos de nossos leitores, o propósito último da inteligência artificial podes ser propriamente a fabricação de uma “máquina pensante”, como dizia Holger Billhardt , todavia, deste significado, “a busca em IA, não tem cumprido os seus objectivos”.
mas, explica, “se não conseguem gerar soluções ‘inteligentes’ a problemas concretos”, e acrescentou que “acho que, neste sentido, a IA produziu e está produzindo vários resultados que localizam tua utilidade em produtos ou aplicações reais”. Em segundo ambiente, imaginando a cada um dos participantes para os desafios do futuro em Inteligência Artificial.
- 139 Página dell’artista Vito Bongiorno
- cinquenta e quatro respostas a este assunto
- Granvindio28-abr-2018 22:Cinquenta e seis
- Bonnot conversa 19:51 12 mar 2008 (UTC)
- Recre: Sergi ‘estreia’ problemas com as baixas
- 1 Colocar um Emulador de 3DS Em Português
Pro Sr. Barro, o principal desafio consiste em aprendizagem de máquina: localizar o teu potencial representa, para esse professor alcançar acessar a “chave de abóbada da IA”. D. Ramón López de Mantaras acredita que o maior desafio é o de “dotar de conhecimentos de senso comum das máquinas” -quem sabe referente com a intuição de que falava o seu amigo-. Será que chegaremos a montar máquinas pensantes no futuro?
Para o Sr. Barro a primeira pergunta tinha uma resposta clara: “Sim. O cérebro humano ainda é uma máquina bem mais robusta em conjunto que o mais potente dos pcs, porém é só uma charada de tempo”. As coisas não estavam tão claras para o Sr. Pavón, que argumentava que o debate filosófico e coloca nesse lugar barreiras.
Mesmo que ainda não haja avanços claros neste estilo, o especialista aponta que as emoções devem ser usadas para aprimorar a interação com as pessoas e pra solucionar certos dificuldades, uma questão que alguns estudos estão começando a fazer. Para Senén Barro, essa ameaça existe, “porém mais pela vontade expressa do designer da máquina ou de quem chegue a sabotearla”. Pro Sr. Billhardt essa hipótese é real, e acredita que “podem haver máquinas ‘mais inteligentes’ que os humanos”, e indicou que “por esse significado, é obviamente concebível que as máquinas poderiam dominar os humanos”.
A solução pra esse especialista é a procura em IA “não procure a constituição de “seres pensantes”, todavia a resolução de problemas concretos da nação humana”. Os “profetas” de esse miseravel baseiam-se numa conjectura falsa. Afirmam que o progresso científico e tecnológico em Inteligência Artificial é exponencial, o que é errado. De fato, os que sabemos qual é o estado da arte em IA, desejamos mostrar que, se bem que tenha havido inegáveis progressos, esses são lineares, porém não exponenciais.
Efetivamente, alguns dos mais respeitados especialistas ainda demonstram que os progressos entre o início dos anos 60 e encerramento dos anos oitenta foram mais primordiais do que os que tem havido entre os anos noventa e nos dias de hoje. Ou melhor, nada mais afastado da exponencialidad.
Esqueçamos da “singularidade”, não chegará nos prazos que estes profetas predizem. Duvido que nunca chega e no momento em que chega o fará no muito enorme tempo (séculos ao invés décadas). Mas, quisemos retirar bem como as conclusões finais de qualquer um destes especialistas sobre o encontro real e o futuro da IA.